Seleção 2021/1

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

PROCESSO SELETIVO PROFÁGUA 001/2021

 

Prezados candidatos, as informações a seguir complementam aquelas apresentadas no Edital de Abertura do Processo Seletivo 2021 para candidatos ao Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (PROFÁGUA) (link edital), o qual será denominado aqui apenas por Edital PROFAGUA/2021. Tais informações se aplicam apenas à IFES Associada UFES e dizem respeito ao quantitativo de vagas por docente, aos temas ofertados pelos docentes e ao preenchimento dessas vagas. Os temas apresentados são temas de interesse dos docentes para fins de orientação de mestrandos no que se refere ao desenvolvimento de seus Trabalhos de Conclusão do Curso (TCC) na referida IFES. 

1. VAGAS

1.1. A Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), neste Edital PROFAGUA/2021, oferece até 8 (oito) vagas.

1.2. O número de vagas e os temas ofertados pelos professores são dados no Quadro 1. Cada tema está enquadrado em uma ou mais Linhas de Pesquisa do PROFÁGUA:

https://www.feis.unesp.br/#!/pos-graduacao/profagua/programa/linhas-de-pesquisa/

1.3. À UFES reserva-se o direito de não preencher todas as vagas oferecidas.

2. PROPOSTA DE PROJETO DE PESQUISA E TEMAS

2.1. A Proposta de Projeto de Pesquisa apresentada pelo candidato deverá ser elaborada em APENAS um dos temas específicos indicados no Quadro 1, o qual deverá ser um dos temas do orientador indicado na Capa da proposta, conforme solicitado no item “14. ANEXOS” do Edital PROFAGUA/2021.

Quadro 1. Número de vagas oferecidas e temas de interesse dos docentes no presente processo seletivo.

Docente

Temas*

Nome

Vagas

Antonio Sergio F. Mendonça

01

  • - Sistemas de Suporte à Decisão em Recursos Hídricos

  • - Ferramentas Computacionais para Implementação de Instrumentos das Políticas Nacional e Estadual de Recursos Hídricos

  • - Correlação entre ocorrências dos fenômenos El Niño e La Niña com valores de vazões de referência consideradas na gestão de recursos hídricos

Diogo Costa Buarque

01

  • - Disponibilidade hídrica espaço-temporal e gestão de recursos hídricos

  • - Modelagem hidrossedimentológica e gestão integrada de recursos hídricos em grandes bacias

José Antônio Tosta dos Reis

01

  • - Desenvolvimento de metodologias e alternativas para análise de lançamento de efluentes em corpos hídricos

  • - Metodologias e estratégias para a elaboração e implementação de Planos de Recursos Hídricos e Enquadramento de Corpos de Água

Marco Aurélio Costa Caiado

01

  • - Gestão de recursos hídricos em bacias lacustres

  • - Poluição difusa: Metodologias para quantificação e avaliação de impacto

Ednilson Silva Felipe

01

  • - Desenvolvimento regional, economia ambiental e gestão de recursos hídricos

  • - Aspectos econômicos e desastres tecnológicos do setor de mineração sobre os recursos hídricos

Marcos Franklin Sossai

01

  • - Pagamentos por serviços ambientais & gestão integrada de recursos hídricos

  • - Água e floresta

Marta Zorzal e Silva

01

  • - Aspectos sociais e político-institucionais de desastres tecnológicos do setor de mineração sobre os recursos hídricos

Stella Emery Santana

01

  • - Direito ambiental aplicado à gestão integrada de recursos hídricos

  • - Cooperação internacional no fortalecimento da atuação da sociedade civil na gestão de recursos hídricos

*Temas de interesse do docente em orientação para o desenvolvimento do TCC.

 

2.2. A elaboração da Proposta de Projeto de Pesquisa deverá obedecer ao disposto no item “14. ANEXOS” do Edital PROFAGUA/2021. No entanto, o candidato a vagas na IFES Associada UFES poderá indicar até 3 (três) opções de temas, em ordem de prioridade, sendo o de primeira prioridade, OBRIGATORIAMENTE, aquele tema escolhido pelo candidato para a elaboração de sua Proposta de Projeto de Pesquisa e vinculado à sua sugestão de orientador.

2.3. O candidato que optar por indicar até 3 (três) possíveis temas, conforme item 2.2, deverá preencher, a qualquer momento até a data final de inscrições definida no Edital PROFAGUA/2021, todas as informações solicitadas neste link: indicação de temas. O preenchimento não é necessário caso o candidato opte apenas pelo tema escolhido para elaboração da sua Proposta de Projeto de Pesquisa, vinculado à sua sugestão de orientador.

2.4. Ressalta-se que os Projetos de Pesquisa dos candidatos aprovados neste edital não serão, necessariamente, objetos de seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC).

 

3. CLASSIFICAÇÃO E PREENCHIMENTO DAS VAGAS

3.1. Para o preenchimento das vagas ofertadas pela UFES, serão considerados a Média Final do Candidato (MFC), apresentada no item 7.5 do Edital PROFAGUA/2021, e os temas (Quadro 1) escolhidos pelos candidatos para fins de concorrência às vagas ofertadas neste processo seletivo. Para este fim, cada candidato poderá optar, neste link indicação de temas, por até 3 (três) temas distintos, em ordem de prioridade, sendo o de primeira prioridade, OBRIGATORIAMENTE, o que ele optou para a elaboração de sua Proposta de Projeto de Pesquisa.

3.2. Os candidatos serão agrupados por docente e, em cada grupo, classificados de acordo com a média final (MFC) em ordem decrescente de pontuação. Todos os candidatos que tenham selecionado qualquer um dos temas de interesse de um determinado docente, também farão parte do grupo desse docente.

3.3. Caso o candidato tenha indicado mais de um tema de interesse, ele passará a integrar os grupos de classificação dos docentes que ofertaram o tema.

3.4. Em caso de candidatos com a mesma média final, o desempate seguirá os critérios estabelecidos no item 8.2 do Edital PROFAGUA/2021.

3.5. O preenchimento da vaga ofertada por um docente seguirá a ordem decrescente de classificação pelo MFC. Na verificação do item 3.3, caso um candidato obtenha maior pontuação em mais de um grupo docente, a vaga a ele oferecida será definida entre os docentes, considerando seus perfis profissionais e o do candidato, bem como o tema prioritário por ele escolhido para a elaboração de sua Proposta de Projeto de Pesquisa.

 

* dúvidas, favor entrar em contato pelo e-mail pos.profagua [at] ufes.br

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910